É pratica muito comum nas empresas, a realização de atividades e/ou ações de incentivo com cunho motivacional, principalmente para aumentar o desempenho dos colaboradores no seu dia a dia. Mas nem sempre essas campanhas acabam dando o resultado esperado.
 
Por quê?
Basicamente as ações de incentivo dependem de estímulos e ações frequentes, pois estes acabam tendo “prazo de validade”, ou seja, quando o estimulo gerado deixa de surtir efeito, os colaboradores sentem-se desinteressados, e como consequência o desempenho da equipe entra em declínio! E em alguns casos, ficam iguais ou menores que os obtidos antes do inicio dessas ações.
 

Para que uma campanha de incentivo dê os resultados esperados, os colaboradores devem enxergar as ações diárias como um hábito quase que automático em busca de maiores resultados, e nesse ponto, vou usar um exemplo do fantástico livro O Poder do Habito (Charles Duhigg), o Loop do hábito, que está dividido em três etapas:
 
        1)      Deixa / Gatilho: Estímulo que gera o anseio de executar as ações;
        2)      Ação / Rotina: Execução das ações propriamente ditas;
        3)      Recompensa: Recompensa recebida, e anseio saciado.
 
O sucesso de uma campanha de incentivo esta relacionado à identificação das três etapas acima, ou seja:
 
O que devo fazer para gerar o anseio do colaborador em executar suas ações e atividades? Identifique os estímulos necessários de forma macro ou individual, que motivem o colaborador a executar usas ações;
 


Quais as ações e rotinas que preciso que meu colaborador execute? Defina os indicadores que a empresa deseja aumentar, e quais serão as ações que ajudarão nesse quesito;
 
Como recompensar?
As recompensas devem ser definidas de acordo com o perfil de cada equipe. E nesse ponto, em alguns casos utilizando a lei do incentivo ao seu favor, poderão ser apontadas como despesa pela empresa, sem menção em folha de pagamento.
 
Campanhas de incentivo requerem planejamento, esforços contínuos e estímulos para que a equipe alcance os resultados esperados, e a utilização de uma plataforma de gestão de campanhas de incentivo como o Incentivo Digital KPI® ajudará muito nesse processo.

E seus colaboradores? Estão "Performando" como deveriam?

Solicite uma apresentação de um de nossos especialistas e conheça o Incentivo Digital da KPI Mobile!
(11) 3090-3300 / (35) 3291-5541
atendimento@kpimobile.com.br


 

Publicado em: 15/08/2017