É pratica
muito comum nas empresas, a realização de atividades e/ou ações de incentivo
com cunho motivacional, principalmente para aumentar o desempenho dos
colaboradores no seu dia a dia. Mas nem sempre essas campanhas acabam dando o
resultado esperado.
Por
quê?
Basicamente as
ações de incentivo dependem de estímulos e ações frequentes, pois estes acabam
tendo “prazo de validade”, ou seja, quando o estimulo gerado deixa de surtir
efeito, os colaboradores sentem-se desinteressados, e como consequência o
desempenho da equipe entra em declínio! E em alguns casos, ficam iguais ou
menores que os obtidos antes do inicio dessas ações.
Para que uma
campanha de incentivo dê os resultados esperados, os colaboradores devem
enxergar as ações diárias como um hábito quase que automático em busca de
maiores resultados, e nesse ponto, vou usar um exemplo do fantástico livro O Poder do Habito (Charles Duhigg), o
Loop do hábito, que está dividido em três etapas:
1)
Deixa /
Gatilho:
Estímulo que gera o anseio de executar as ações;
2)
Ação / Rotina: Execução das
ações propriamente ditas;
3)
Recompensa: Recompensa
recebida, e anseio saciado.
O sucesso de
uma campanha de incentivo esta relacionado à identificação das três etapas
acima, ou seja:
O que
devo fazer para gerar o anseio do colaborador em executar suas ações e
atividades? Identifique
os estímulos necessários de forma macro ou individual, que motivem o
colaborador a executar usas ações;
Quais
as ações e rotinas que preciso que meu colaborador execute? Defina os
indicadores que a empresa deseja aumentar, e quais serão as ações que ajudarão
nesse quesito;
Como
recompensar?
As recompensas
devem ser definidas de acordo com o perfil de cada equipe. E nesse ponto, em
alguns casos utilizando a lei do incentivo ao seu favor, poderão ser apontadas
como despesa pela empresa, sem menção em folha de pagamento.
Campanhas de incentivo requerem
planejamento, esforços contínuos e estímulos para que a equipe alcance os
resultados esperados, e a utilização de uma plataforma de gestão de campanhas
de incentivo como o Incentivo Digital KPI® ajudará muito nesse processo.
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Publicado em: 15/08/2017