Ministério da Agricultura divulgou as mudanças na fiscalização do setor de carne bovina. Objetivo é retomar as importações de carne brasileira por países como os Estados Unidos

Blairo Maggi, ministro da agricultura, confirmou na última terça feira (01/08) expressivas mudanças na estrutura de fiscalização do setor de carne bovina. Com essas mudanças, o ministro espera acelerar a retomada na exportação de carnes do país tupiniquim.


A motivação pelas mudanças se deu após sua viagem ao hemisfério norte, e sua passagem pelos EUA. “Não nos foi dado nenhum prazo (para liberação de importação). Eu imagino que em sessenta dias da minha visita conseguimos resolver esse assunto”. Esse é um prazo meu disse Maggi depois de acompanhar o presidente Michel Temer em encontro com a bancada ruralista, em Brasília.

"Nós temos questões técnicas com os americanos; eles apontaram várias falhas por parte dos frigoríficos no Brasil. Nós estamos fazendo ajustes aqui dentro, medidas muito fortes virão para a gente recolocar o Brasil na condição que sempre tivemos de respeito no mundo pelas proteínas e pela qualidade do que vendemos lá fora" (Maggi).

As medidas de fazer as alterações na estrutura de fiscalização sanitária vêm de encontro à nova política de rigidez na fiscalização do setor de carnes do Brasil, e tem como objetivo a retomada das importações de carne bovina brasileira por alguns países, como os Estados Unidos, além de promover o resgate da credibilidade e estabilidade do setor em âmbito nacional.


Autor: Daniel Marini.
CMO da KPI Mobile, empresa brasileira de tecnologia com foco em Inteligência Mercadológica e soluções para Trade Marketing e Varejo.

Publicado em: 04/08/2017