Todos os dias, um dedicado Promotor de Vendas acorda e já tem em mente, ou em seu aplicativo de Trade Marketing, o seu roteiro e atividades do dia.
Ele sai de sua casa, e se desloca até o primeiro PDV de seu roteiro. Chegando por lá, ele começa a executar todas as ações necessárias naquele estabelecimento. Ele termina e se desloca ao segundo, depois ao terceiro e tantos quantos estiverem em seu roteiro, até que termine todas as atividades diárias, propostas pelos gestores da empresa em que trabalha.


Parece bem simples não? Basta que o gestor passe alguns PDVs para cada promotor, crie uma rota diária, semanal, quinzenal, mensal, anual e etc para cada um e Eureca! Agora é só executar!
| Infelizmente não é tão simples assim.

O cenário de Trade Marketing exige cada dia mais, e fazer mais, com menos recursos (nesse caso promotores), acaba sendo uma premissa básica para viabilizar muitas das operações nesse sentido, e o grande desafio dos Gestores de Trade, é garantir que o maior número de PDVs sejam cobertos, com qualidade máxima de execução, e no menor espaço de tempo possível. 


| Quais fatores deve-se levar em conta para elaborar uma roteirização eficiente?

Em primeiro lugar, tenha uma Plataforma de gestão de Trade Marketing eficiente, com ela você terá em mãos a distância de todos os PDVs que serão cobertos, o tempo médio que cada Promotor de Venda dispende em cada ação, e em cada PDV, você poderá analisar os KPIs de eficiência / performance de cada membro da equipe, e inúmeras outras informações essências para sua análise e roteirização.

                                                                                                                                                

Leve em conta a necessidade individual de cada projeto/operação, a priorização de Redes e PDVs, a classificação e o ROI de todos que serão cobertos, a estratégia e objetivo comercias de forma individualizada, o deslocamento atual de cada promotor, nesse ponto leve em conta também as características de cada membro da equipe, tais como endereço de sua residência, se ao terminar sua jornada ele retorna para casa ou se desloca para outro ponto (faculdade, academia e etc.).


Essas são pequenas dicas que poderão nortear a difícil tarefa de criar rotas mais eficazes e consistentes.

Autor: Daniel Marini
É CMO da KPI Mobile, empresa brasileira de tecnologia com foco em Inteligência Mercadológica e soluções para Trade Marketing e Varejo.


Publicado em: 03/07/2017